top of page

Cia Teatral Bipolar

As funções necessárias para a criação de uma obra teatral

Cenógrafo

 

"Cenógrafo é o profissional que cria, conceitua, projeta e coordena a construção do cenário de teatro. Ele supervisiona a realização e montagem de todos os espaços necessários à cena. Cria, desenha, acompanha e orienta a montagem do projeto cenográfico. Resumindo, é quem prepara o cenário para um espetáculo."

Produtor

 

"A função de Produtor é uma das mais importantes na prática das Artes Cênicas. Basicamente, é justamente este que coordena e planeja tudo, de forma a ocorrer a melhor e mais prática execução possível, seja dentro ou fora do palco. No mais, é o Produtor que, tanto com as cortinas abertas ou fechadas, faz a peça acontecer."

Iluminador

 

"O Iluminador é aquele que “faz a luz” para um espetáculo de teatro. Ele cria efeitos de luz, próprios e necessários à atmosfera do espetáculo, determina as cores, intensidades, afinação e sequência de acendimento dos refletores, além de geralmente programar a mesa de controle. Muitas vezes, o iluminador trabalha próximo do cenógrafo"

Sonoplasta

 

"O sonoplasta explora as possibilidades expressivas do som, fornecendo uma realidade física, real ou imaginária, um mundo lógico e coerente, recriando cenários, objectos ou danças.recorrendo à manipulação de registos de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados."

Figurinista

 

"Figurinista é o profissional que trabalha escolhendo e produzindo elementos de cena em uma produção artística (de teatro, cinema ou televisão). O figurino corresponde aos trajes, adereços e acessórios utilizados pelos artistas, que fazem parte da composição de cena e do espetáculo em si. O profissional é responsável por todo o figurino dos personagens, levando em conta muitos aspectos do roteiro, como por exemplo, a época e a região em que a situação se passa, os costumes, o vestuário, tipo físico e psicológico dos personagens, etc."

Ator

 

"Ator é a pessoa que interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou colectivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas"

bottom of page